segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Susana Baca


Eita que nessa postagem eu botei pra quebrar!! (risos)
Bem pessoal, apresento a vocês uma cantora que me surpreendeu demais quando eu a ouvi cantar: Susana Baca.
A primeira vez que eu ouvir essa mulher cantar, foi ao vivo, num ensaio com a Orquestra Juvenil 2 de Julho do projeto Neojibá e ao lado de Mercedes Sosa. O que acham da ocasião?! (risos) Eu fui um tanto quanto privilegiada não acham?!
Depois do evento em que eu ouvi essa mulher cantar, fui a caça buscando discos, o seu my space etc. Encontrei td isso e mais um pouco! Susana é peruana e canta músicas folclóricas misturando a cultura peruana com a cultura africana, tornando o seu som ímpar. Esse disco é um doa três que eu tenho: Lamento Negro, Travesías e Vestida de Vida.
Nesse disco que vos trago, Travesías, lançado 4 anos após o disco Lamento Negro (2002), ela traz canções em castelhano, francês, inglês, italiano e até uma em português: Estrela, que no disco se ouve interpretada em dueto com Gilberto Gil, seu autor, música na qual eu adoro!
Susana é comparada a cantoras como Omara Portuondo pelo trabalho que vem desenvolvendo apartir da vertente mais africana das tradições populares do seu país.
Enfim pessoal, eu simplesmente me apaixonei pelo trabaho dessa cantora.

2 comentários:

  1. ESSA ERA A POSTAGEM QUE ESTAVA FALTANDO!!

    A Susana Baca é MARAVILHOSA...exímia cantora e uma fantástica pessoa (pudemos perceber isso também).
    Músicas como Maria Lando, La Guilhermina, Lamento Negro....nossa! Fantásticas.

    Gosto muuito da Omara também e realmente os trabalhos são parecido mas são duas cantoras maravilhosas que com certeza merecem espaço garantido e reservado em blogs, comunidades, MP3 e onde quer que seja.

    ResponderExcluir
  2. Susana Baca é frequentemente comparada a Cesária Évora, ou às cubanas Célia Cruz ou Omara Portuondo, pelo trabalho que tem desenvolvido a partir da vertente mais africana das tradições populares do seu país, onde são também muito fortes as raízes indígenas e a influência europeia.
    Susana Baca nasceu em Lima, no Peru, e cresceu numa pequena cidade costeira chamada Chorrillos, nos arredores da capital. O seu pai era motorista de uma família rica, a sua mãe cozinheira. O pai era cantor e guitarrista amador, tocava músicas tradicionais peruanas que escutava dos povos dos Andes que vinham junta à costa na época da colheita do algodão. Embora sempre quisesse ser cantora, estudou para professora, para satisfazer a sua mãe. Farta de bater a portas para pedir apoio com o seu marido, Ricardo Pereira, criou a sua própria editora para gravar o primeiro disco. Em 1995 recebeu um telefonema de David Byrne que lhe disse querer encontra-se com ela. Foi o primeiro encontro no que se veio a revelar uma parceria artística frutuosa. O reconhecimento internacional surgiu em 1996 com “Maria Lando”, um tema retirado do álbum “The Soul of Black Peru”, produzido por David Byrne e lançado pela editora do músico, Luaka Bop. Desde então, mantém-se a parceria artística entre Susana Baca e o ex-Talking Heads que contribuiu para a divulgação da música da cantora peruana nos EUA e na Europa. Actualmente, Susana Baca tem um lugar garantido em qualquer catálogo de world music que se preze e é um dos nomes maiores da canção sul-americana.

    ResponderExcluir